
O SEMINÁRIO
O QUE MOTIVA ESSA PROPOSTA?
Os grandes problemas da atualidade não se resolverão com práticas convencionais da cultura corrente. A cultura que gera esses problemas e não os resolve é, ela mesma, o grande problema. Predatório, o alto escalão do setor privado tem aumentado seu patrimônio mesmo em uma pandemia global. O estado, ao invés de limitar o mercado em benefício de toda a comunidade, empenha-se apenas em assegurar total liberdade ao mercado. É preciso uma mudança no conjunto de hábitos e costumes. O que equivale a dizer: uma mudança de cultura - uma aliança com a criação de horizontes sustentáveis.
QUAIS SÃO AS SUAS REFERÊNCIAS?
O seminário usa referências que, individualmente, zelam por três princípios básicos: cuidado com o meio ambiente, cuidado com o indivíduo, cuidado com o futuro. São elas:
PROGRAMA CULTURA VIVA
Criado em 2004 e renomeado para Política Nacional de Cultura Viva dez anos depois, o Programa Cultura Viva considerou que toda a produção cultural organizada era agente de transformação social e merecia, potencialmente, a chancela de Ponto de Cultura. Foi uma brecha na estrutura estatal viabilizada pelo contexto simbólico que a eleição presidencial de então causou. Um marco para o Ministério da Cultura e para a noção de política pública para o setor cultural. Uma aposta na transformação da economia e da política via transformação cultural.



PERMACULTURA
Ciência holística e de cunho socioambiental. Congrega o saber científico com o saber popular. Define-se como uma cultura de permanência e abrange conhecimentos de áreas diversas (para além da área que a originou - a agricultura). Seu mérito é o de fazer o reconhecimento dos padrões naturais e sociais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais e integrá-los.
CRUDIVORISMO
Princípio alimentar que reconhece o alimento orgânico cru, desidratado, fermentado ou apenas aquecido como forma alimentar mais nutritiva para os seres humanos. É a dieta mais saudável e ecológica que existe: nutrição elevada, restauração da saúde a nível molecular, desintoxicação efetiva. A adesão ao crudivorismo, por si, é um ato revolucionário: subverte diretamente toda a indústria agrícola, pecuarista e farmacológica.
VIVER A CUSTO ZERO
Princípio que resgata hábitos de uma rotina de mais cuidados com a saúde e o meio ambiente e reduz drasticamente nosso custo de vida. A adesão em massa a esta prática pode, também, mudar drasticamente a economia mundial.