top of page

01 e 02 de maio de 2021

Seminário online e gratuito

Parte da programação na Teia de Cultura Aldir Blanc, o Seminário Culturar compartilha e discute práticas que estimulam o desenvolvimento sociocultural de maneira integrativa, alinhando criatividade, cidadania, saúde, meio ambiente e economia. 

Composto por palestras, debates, vivências e apresentações artísticas, alia-se com criação de horizontes sustentáveis e democráticos.

Logo%20Culturar_edited.png

14h - PALESTRA

Duração: 40 minutos.

Interação: 20 minutos.

Classificação: Livre.

PALESTRAS

01/05 - 14h

Duração: 40 minutos.

Interação: 20 minutos.

Classificação: Livre.

Foto Celio Turino.jpg

CULTURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. CÉLIO TURINO

O reencontro do Brasil com a sua própria produção cultural; Brasil fora da mídia; Cultura Viva – identidade e diversidade; Cultura como potência e capacidade de construção; Pontos de Cultura na América Latina; Reguladores do sistema (mercado, poder, ensino, igrejas etc.) versus reguladores da vida; As últimas duas décadas de políticas públicas no país.

 

Servidor público, escritor e historiador, Célio Turino atua há mais de 30 anos junto a movimentos socioculturais diversos, sempre em prol de experiências que afirmem a democracia direta e participativa. Idealizador do programa Cultura Viva, atualmente participa da construção da RAIZ Movimento Cidadanista - uma forma alternativa de organização política. Abrindo o seminário, Célio traz o acúmulo da sua experiência pelo Brasil e pelo mundo, aborda os conceitos e usos da cultura nas políticas públicas e faz uma análise da conjuntura do setor.

02/05 - 14h

Duração: 40 minutos.

Interação: 20 minutos.

Classificação: Livre.

Foto%20Regina%20Santiago_edited.jpg

NUTRIÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. REGINA SANTIAGO

A proposta de revisão de hábitos alimentares e o resgate de práticas ancestrais de cuidados com o corpo implicam diretamente numa mudança de consumo e, por consequência, em uma mudança drástica na economia e na conformação social. O que pode começar como uma mudança de cunho mais pessoal, visando nutrição adequada, equilíbrio físico e mental e manutenção da saúde, pode desencadear uma profunda mudança em níveis culturais, econômicos e políticos ao integrar sustentabilidade, meio ambiente e saúde. O que é uma nutrição adequada? Qual o quadro instalado que leva um organismo a adoecer? Que conjunto de práticas regula a manutenção da saúde?

 

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e com experiência na Escola Superior de Medicina de Mossoró, Regina Santiago atua como acupunturista, homeopata, terapeuta de desintoxicação profunda e desenvolve projetos relacionados à agricultura orgânica, agro floresta, reeducação alimentar e manutenção da saúde de forma autônoma com técnicas ancestrais de reestruturação orgânica.

02/05 - 17h

Duração: 40 minutos.

Interação: 20 minutos.

Classificação: Livre.

Foto Mãe Sandra 2.jpg
Foto%2520Joana_edited_edited.jpg

O GRIÔ E A MANUTENÇÃO DA SAÚDE COMUNITÁRIA.

SANDRA DE XADANTÃ & JOANA KÁTIA

Os templos afro-religiosos constituem-se, há séculos, em espaços de inclusão, acolhimento e aconselhamento. Operam ativamente na renovação de tradições milenares. As dinâmicas e as relações interpessoais que são estabelecidas nestes espaços possibilitam trocas afetivas, apoio emocional, produção de conhecimento, promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos. Os palestrantes abordam essas questões na dinâmica da sua atuação.

 

Iniciada em 1984 na tradição do Tambor de Mina pelo Toy Vodunnon Francelino de Shapanan, Nochê Sandra de Boço Xadantã é mestra em Cultura Popular e Fundadora do Kwê Mina Odan Axé Boço Dá-Hô. Atua há anos na Marcha de Mulheres Negras SP; MAB Mulheres de Axé do Brasil e FUCABRAD.

 

Pesquisadora dos ritos e rituais de diversas religiões, Joana Kátia busca identificar os diferentes comportamentos simbólicos existentes em cada uma delas, bem como o desenvolvimento espiritual das pessoas. Atualmente, tem se dedicado ao tema Sagradas Medicinas das Florestas (Santo Daime, Rapé e Kumbaya).

BATE-PAPOS

O seminário mobiliza trocas de experiências sobre cultura em seu sentido amplo: das políticas públicas para linguagens artísticas às práticas cotidianas da dinâmica da vida. Esses debates são distribuídos em 03 núcleos:

01/05 - 15h

Classificação: Livre.

Bell 2.jpeg
Foto Binho.jpeg

NÚCLEO 1 - SENSÍVEL 

Trata do cenário e da conjuntura atual, em escala geral e local. Resgata as conquistas do Programa Cultura Viva e trata da implantação da Lei Aldir Blanc.

Convidados:

BELL GALVÃO. Gestora de Projetos, Coordenadora do “Coletivo Bela”, Membro do Fórum dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura. Integrante também dos Fóruns Estadual e Municipal de Emergência Cultural LAB de São Paulo. Integrante dos GTs de Coordenação Geral, Políticas das Artes e Comunicação da Frente Ampla Cultura SP.

 

BINHO PERINOTTO. Diretor de Cultura na prefeitura de Jacareí. Idealizador (e um dos coordenadores) da rede de Gestores Públicos Municipais de Cultura das cidades do Estado de São Paulo. Consultor e Assessor em Projetos e Políticas Culturais. Integra a FEC - Frente Estadual de Cultura SP, o Fórum Paulista dos Pontos de Cultura e o FLIGSP - Fórum Litoral Interior e Grande São Paulo.

Foto Veridiana.jpg

01/05 - 17h

Classificação: Livre.

Foto Neri Silvestre.jpg

NÚCLEO 2 - ORGANIZACIONAL 

Faceta política e ativista da cultura. Debate as políticas públicas para o setor, as articulações para o seu fortalecimento e continuidade para além das mudanças no poder público.

Convidados:

VERIDIANA NEGRINI. Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ampla experiência na área de gestão e avaliação de projetos e programas, com ênfase em cultura, educação e direitos humanos. Atua como produtora e articuladora cultural, mérito reconhecido pelo Ministério da Cultura, por meio da premiação Tuxaua, pela articulação em rede.

 

NERI SILVESTRE. Produtor, articulador e gestor cultural de Santo André. Idealizador do Sarau na Quebrada (um coletivo plural e diverso que luta por políticas públicas e estruturantes). Envolveu-se com militância cultural desde a juventude, através de grêmios escolares e do Jornal Macunaíma. Atualmente, vice-presidente do Conselho de Políticas Culturais de Santo André.

Foto Dani Bargas.jpg

02/05 - 15h

Classificação: Livre.

Foto Ma Devi.jpg

NÚCLEO 3 - REFLEXIVO 

Trata da esfera simbólica de cultura, da sua amplitude. Expõe como todas as esferas da vida têm uma dimensão cultural e como uma mudança de hábitos pode ser revolucionária.

 

Convidadas:

DANI BARGAS. Educadora em Cultura e Saúde. Membro da articulação da ANEPS (Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde). Pedagoga. Atriz de Rua. Artista terapeuta e arte educadora. Articuladora da Farmácia Viva e da Medicina Popular. Especialista em Arte, Ciência e Cultura na Saúde pela FIOCRUZ.

 

MA DEVI MURTI. Terapeuta Ayurvédica com expertise em diversas técnicas e terapias, como massagem Abhyangha a quatro mãos, estudo profundo e orientação nutricional individual. Associada a ABRA Associação Brasileira de Ayurveda.

bottom of page